Os trabalhos que se apresentam neste blog são, não só fruto da nossa imaginação, como o resultado das influências recebidas através da consulta de outros blogs. Por isso, a todos(as)quantos(as)se vêem retratados neste espaço, o nosso sincero obrigado.

terça-feira, 29 de março de 2011

RECEITA CASAQUINHO

CASAQUINHO DUAS CORES FEITO NA VERTICAL


 Vários têm sido os pedidos da receita deste casaquinho. Hoje disponobilizei um pouco de tempo para todas as amigas que me têm pedido ajuda. Devo dizer que tenho muito prazer em ajudar, pois também eu fui ajudada para confecionar este modelo. Agradeço às minhas amigas Adriana e Lena. Graças também a elas agora posso auxiliar outras "tricoteiras"
NOTA: o efeito obtido neste trabalho  resulta de haver carreiras em que se trabalham todas as malhas, outras carreiras que se trabalham as malhas apenas até ao escapulário (as carreiras pérola), e outras que se trabalham as malhas, alternadamente, até ao decote ou apenas até às últimas 4 malhas mais próximas do decote.
 Parece complicado, mas acreditem que não é !!!!!
Para tamanho 0-3 meses:
Agulhas Nº 3lã Brancal azul e pérola
Comece colocando 62 malhas na agulha em lã azul. Trabalhe-as em ponto manta (= avesso dos 2 lados) 5 carreiras (estas são destinadas ao trespasse nas costas).
Introduza agora a lã pérola com a qual vai formar as risquinhas. Atenção! a risca apenas chega até ao escapulário! Por isso o fio pérola deve ser aí introduzido! Então trabalhe apenas 44 malhas em pérola, uma carreira. 
 Volte a pegar a lã azul. Com ela vai trabalhar 3 carreiras (pq depois volta a introduzir uma risca pérola).
 Estas carreiras em azul trabalham-se do seguinte modo: *
1ª - trabalham-se 58 malhas ( quer dizer q não chega até ao decote. volta para trás)
2ª - trabalham-se 62 malhas (chega até ao decote)
3ª - trabalham-se 58 malhas (quer dizer q nao chega até ao decote. volta para trás)
Volte a fazer uma risca pérola - aqui, apenas se trabalham as 44 malhas, tal como da vez anterior.(do escapulário até abaixo)
Podemos verificar que as malhas se distribuem do seguinte modo: 18 malhas para o escapulário e 44 malhas para o corpo do casaco. (pode ajustar isto ao seu gosto e também de acordo com a grossura do fio que utilizar)
Continue assim, fazendo o lado direito das costas com  7 risquinhas em pérola. Até que atinge o ponto de começar a fazer a manga do lado direito.
** Agora trabalhe 28 malhas desde o decote. Coloque as restantes (34) num alfinete ou agulha auxiliar, para ficarem em espera.
Na agulha onde tem as 28 malhas, acrescente mais 38 malhas, ficando assim com 66 malhas no total. Destas, 18 continuam a ser do escapulário + 10 que se mantiveram do corpo do casaco + 38 que se acrescentaram para a manga.
Trabalhe estas malhas mantendo a mesma sequência das risquinhas e trabalhando as malhas da mesma forma - umas trabalham-se ate ao escapulário (as pérola), outras, alternadamente, trabalham-se como se referiu atrás *
No punho da manga, que corresponde às últimas 5 malhas, apenas as carreiras em pérola não se trabalham até ao fundo, como se pode ver na foto.
clic na foto para aumentar e ver em pormenor

Para concluir a manga deve fazer 8 risquinhas pérola. Esteja atenta para que se mantenham as 3 carreiras em azul e uma em pérola na mesma sequência.
Quando concluir as carreiras da manga, remate as 38 malhas que acrescentou. As restantes permanecem na agulha, onde se juntarão as 34 malhas que se havia deixado em espera. Repare que volta a ter na agulha 62 malhas. Com elas irá agora fazer a frente do casaquinho, até ao momento de fazer a manga esquerda.
Para concluir a frente deverá fazer 14 risquinhas pérola. A forma de trabalhar as malhas é sempre igual. *
Quando chegar o momento de trabalhar a manga esquerda, o procedimento é o mesmo que teve para a manga direita. **
As costas do lado esquerdo têm também 7 risquinhas pérola e termina com 5 carreiras em azul, em que se trabalham todas as malhas (62) do decote até abaixo. Estas carreiras correspondem ao trespasse. De acordo com o tamanho dos botões que irá utilizar, assim fará as casas a três carreiras do final. Eu fiz apenas 3 casas - 2 no escapulário e 1 no corpo do casaco. Essa decisão é sua.
No casaquinho azul e pérola pode verificar que eu utilizei o ponto olho de perdiz para separar o escapulário do corpo do casaco. (foram necessárias 8 malhas) . Poderá também fazer uma trança ou apenas colocar uma fita a condizer, como é o caso do casaquinho vermelho e pérola. Esse acabamento fica a seu gosto.
              
                                             

clic nas fotos para aumentar e ver em pormenor

Resta apenas coser a costura das mangas e os botões.
Se não tiver ficado clara esta minha explicação, estarei ao seu dispor. Pode reparar que se encontra aqui no blog uma caixa para chat. Poderemos conversar aí em direto para esclarecer as dúvidas que possam surgir.
Mãos à obra!!!! Bom trabalho!
Um beijinho para todas
Maria