Os trabalhos que se apresentam neste blog são, não só fruto da nossa imaginação, como o resultado das influências recebidas através da consulta de outros blogs. Por isso, a todos(as)quantos(as)se vêem retratados neste espaço, o nosso sincero obrigado.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

RECEITA DE CASAQUINHO

Hoje quero partilhar convosco o modo de confecionar um casaquinho que tanto pode ser usado abotoando à frente, como atrás.
Convém começar por ler toda a receita, de forma a compreendê-la e seguir as suas indicações!
Nota: este modelo confeciona-se numa só peça, começando pelo decote.

Tamanho 0-3meses.
70 grs de lã Katia mi bebé; agulhas 2,5

Monte 84 malhas e trabalhe 1cm em canelado 2 me, 2 li.
Continue em ponto manta. Para fazer os aumentos que irão dar origem às diferentes partes do casaco, proceda do seguinte modo: com uns marcadores de malha assinale as malhas 23ª e 26ª; a 30ª e 33ª; a 56ª e 59ª; a 63ª e 66ª. Numa volta aumente 1 malha na 23ª, 30ª, 56ª e 63ª. Na volta seguinte aumente 1 malha na 26ª,33ª, 59ª e 66ª. O aumento faz-se com 1 laça junto dos  marcadores que colocou previamente.
Depois de trabalhar deste modo 11cm, as malhas deverão ser divididas, para que se possam trabalhar, separadamente, as diferentes partes do casaco.

Na foto em baixo, poderá verificar como o casaquinho vai evoluir:

Nestas imagens, pode constatar onde se introduziram os marcadores (eu usei umas pequeninas argolas, mas poderá utilizar clips ou algo que tenha em casa para esse efeito). Estes marcadores vão acompanhando o trabalho à medida que se vai tricotando.
Deverá agora dividir as malhas do seguinte modo: 48 malhas para as costas do lado direito; 55 malhas para a manga do lado direito; 70 malhas para a frente; 55 malhas para a outra manga e 48 malhas para as costas do lado esquerdo. Trabalhe 11cm nas malhas da frente e das costas e em todas elas termine com 2cm de canelado.
 

Numa das partes das costas deverá fazer as casas que entender. Eu fiz 9 casas. Mas não necessita de tantos botões.
Não esqueça de ir analisando se o trabalho está a evoluir como a receita indica!!!!!!
Então poderá começar a trabalhar as malhas de cada uma das mangas.


 Diminua 1 malha de cada lado, 5 vezes. A 8 cm do início das diminuições, comece a fazer o canelado. Aí, na 1ª carreira, deverá diminuir 10 malhas bem distribuídas. Faça 2cm de canelado e remate as malhas. Confecione da mesma forma a outra manga.

O acabamento faz-se fechando as costuras e cosendo os botões.

Eis o resultado:


A todas desejo um bom trabalho!

Beijinhos
Maria